Vídeo-aula 14: Projetos

Explorar a ideia de projeto como o modo de ser do ser humano, destacando as dimensões básicas do projetar na articulação da ação docente é o objetivo principal da presente aula. Prof. Nilson Machado.

A ideia de projeto, está diretamente associada a ideia de ação (fazer com a palavra; modo de ser do ser humano).

Ação (Dicionário Aurélio) “Atividade responsável de um sujeito, realização de uma vontade que se presume livre e consciente, processo que decorre da vontade de um ser e de que resulta criação ou modificação da realidade.

Ação (Dicionário Houaiss) “Atividade surgida da livre intenção de um agente, e, portanto não submetida a qualquer compulsão ou poder coercitivo.”

Ação: fazer com a palavra, consciência única antídoto para a violência.

Projeto (Latim- pro jactum): lançar-se para frente; supõe que tenhamos metas e objetivos. O risco é uma abertura para a criação. Não é possível a coação, ou seja, outra pessoa agir em nosso lugar. Ninguém pode ter projeto pelo outro. Pai não pode ter projeto pelo filho e professor não pode ter projeto pelo aluno. Há projetos pessoais e há projetos
coletivos. Um grupo pode fazer e realizar um projeto.

A cabeceira dos projetos são os sonhos, a esperança e as utopias que acreditamos. O pior problema da escola não é ter alunos que não sabem, mas ter alunos sem nenhuma ilusão. Ter ilusões é querer jogar o jogo. Quem não tem ilusão, não projeta. Sonhos, ilusões, utopias e esperança: é preciso planejar, avaliar e traçar os caminhos (trajetória) para realizar um projeto.

  • Metas/objetivos
  • Futuro/antecipação da ação
  • Abertura/risco/criação
  • Ação sujeito/coação impossível

A ideia de projeto está diretamente ligada a ideia de valores.

  • Há metas que valem; há metas que não valem;
  • Há metas que valem mais; há metas que valem menos;
  • Há o que deve ser cultivado; há o que deve ser combatido;
  • Há o que deve ser conservado; há o que deve ser transformado (temos memória, história, cultura…)

Para refletir sobre UTOPIA… ESPERANÇA… SONHOS… sentimentos que são importantes existir em uma escola para que seja possível realizar PROJETOS, veja o vídeo “Coração Civil”, com a música de Milton Nascimento:

“BOM SONHAR AS COISAS BOAS QUE O HOMEM FAZ […] DOIDO PARA VER O MEU SONHO TEIMOSO UM DIA SE REALIZAR!”

 

Anúncios

Sobre Meily Cassemiro

Há pessoas que fazem com que a gente floresça todos os ramos, brote todos os galhos, sejamos o que de melhor podemos ser. São pessoas que a gente AMA e que nos possibilitam nos deixar amar por elas e por NÓS mesmos. Nos apaixonamos por elas e pelo que elas nos habilitaram a SER. Há as que despertam o que há de pior em nós: a mesquinhez, a inveja, o rancor, a amargura, a tirania, a doença. Também precisamos delas, como precisamos de uma tomografia ou um raio x. Precisamos localizar onde dói, o que faz doer, o que causou aquilo, para poder curar. O que não se pode é empacar entre o diagnóstico e a cirurgia. É onde entra a CORAGEM de ser FELIZ. Uma vez alguém me disse que há muito tinha se convencido de que as pessoas são tão mais felizes quanto podem se permitir SER ELAS MESMAS. Acho que é isso. Mas ser a gente mesmo às vezes implica ser diferente conforme a circunstância, conforme o outro, conforme o caso. Implica ir se metamorfoseando. E assim, somos um grande mosaico mutante de muitas faces, muitas vidas, muitos de nós mesmos para muitos outros, que a gente espera que vá ficando cada vez mais bonito, que a gente espera que vá podendo ser cada vez mais FIEL AO QUE SOMOS, ao que QUEREMOS SER, ao que SONHAMOS NOS TORNAR.
Esse post foi publicado em Temas Transversais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s