“O professor transmite aquilo que é.”

Eu tenho orgulho de ser professora, porque educar vai muito além de transmitir conhecimento. Educar é um exercício diário de compromisso, responsabilidade e coragem. Sim, o professor precisa ser corajoso para enfrentar todas as resistências e se adaptar aos novos tempos. João Guimarães Rosa foi feliz quando disse que “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. Hoje, um grande desafio da profissão docente em face à nova sociedade do conhecimento é este: educar-se e buscar aperfeiçoar sua prática educativa, inovando o olhar e o ofício de ensinar, porque quem não se atualizar formará pessoas fora do seu tempo. Claude Levi-Strauss acertou quando um dia escreveu que “sábio não é aquele que fornece as verdadeiras respostas, é aquele que faz as verdadeiras perguntas.” Ensinar o aluno a pensar e questionar é um trabalho de persistência e de fé. O Prof. José Pacheco declara para quem quiser ouvir que “O PROFESSOR TRANSMITE AQUILO QUE É”. Cobra-se de um educador que ele tenha personalidade, caráter, idoneidade, que ele pense e tenha ideias próprias. Exige-se que o educador saiba fazer suas escolhas e defendê-las, que saiba dizer e argumentar, mesmo que ele venha a sofrer consequências disto, posicionando-se com ética e princípios. Ter orgulho de educar é um desafio interminável, é se envolver de fato com a educação, nem que para isto o professor tenha que se despir de suas fraquezas e dificuldades. Quem abraça a educação precisa parar para pensar e começar a mostrar resultados que há tanto tempo a sociedade espera ver na educação, conquistando assim o respeito e a dignidade perdida. Não basta ter orgulho de ser professor, é preciso verificar o alcance desse sentimento e mobilizá-lo.

Profª Meily e Prof. José Pacheco – Congresso Saber 2012 – SP.

Anúncios

Sobre Meily Cassemiro

Há pessoas que fazem com que a gente floresça todos os ramos, brote todos os galhos, sejamos o que de melhor podemos ser. São pessoas que a gente AMA e que nos possibilitam nos deixar amar por elas e por NÓS mesmos. Nos apaixonamos por elas e pelo que elas nos habilitaram a SER. Há as que despertam o que há de pior em nós: a mesquinhez, a inveja, o rancor, a amargura, a tirania, a doença. Também precisamos delas, como precisamos de uma tomografia ou um raio x. Precisamos localizar onde dói, o que faz doer, o que causou aquilo, para poder curar. O que não se pode é empacar entre o diagnóstico e a cirurgia. É onde entra a CORAGEM de ser FELIZ. Uma vez alguém me disse que há muito tinha se convencido de que as pessoas são tão mais felizes quanto podem se permitir SER ELAS MESMAS. Acho que é isso. Mas ser a gente mesmo às vezes implica ser diferente conforme a circunstância, conforme o outro, conforme o caso. Implica ir se metamorfoseando. E assim, somos um grande mosaico mutante de muitas faces, muitas vidas, muitos de nós mesmos para muitos outros, que a gente espera que vá ficando cada vez mais bonito, que a gente espera que vá podendo ser cada vez mais FIEL AO QUE SOMOS, ao que QUEREMOS SER, ao que SONHAMOS NOS TORNAR.
Esse post foi publicado em EM TEMPO.... Bookmark o link permanente.

3 respostas para “O professor transmite aquilo que é.”

  1. Parabéns pelo dia do Professor.

    O Brasil será o grande país que todos estamos construindo, ao valorizar os professores, e que os professores não abandonem a luta por dias melhores, melhores remunerações, maior respeito. Pois conquista sem lutas, não é conquista, é misericórdia e, de pena e dó, os professores não precisam. Por isso devemos conquistar, pois direito não se pede, exige-se.

    Congratulaciones por su Dia, mi Maestra.
    Darcy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s