Profª Meily Cassemiro Santos…

"Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe o quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive!" (Fernando Pessoa)

Meu nome é Meily Cassemiro Santos. Estou há vinte anos na área da Educação. Atualmente, leciono na Rede Municipal de Educação Infantil de Guaratinguetá (SP) e também sou Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora do Carmo (RSE), na mesma cidade. Realizo assessoria pedagógica e rodas de leitura em escolas públicas e particulares há quatro anos. Tenho o propósito de estar sempre me aperfeiçoando através da formação continuada para fazer um trabalho de qualidade com os educandos.
Sou graduada em Pedagogia (2002) e pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade (2003/2004) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Lorena – SP) e também em Gestão Educacional (2009) pelo Centro Universitário Claretiano. Concluí em 2012 a pós-graduação pela USP/UNIVESP em “Ética, Valores e Cidadania na Escola”. No momento sou Mestranda do Programa de Projetos Educacionais em Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Procuro conhecer tudo o que se refere à Educação, em seus aspectos sociológicos, psicológicos, metodológicos, científicos e administrativos.
Quero alcançar o objetivo de evoluir profissionalmente, na medida e à medida que eu for adquirindo novos conhecimentos, tornando-me uma eficiente gestora educacional preparada para mudanças significativas e empreendedoras, com a determinação e o entusiasmo necessários para coordenar o trabalho pedagógico dos educadores, gerenciar equipes ou para dirigir uma escola.
Penso que um dos maiores desafios da atualidade é aprender a aproveitar o tempo e dar conta de todos os compromissos da melhor maneira possível. Assim, preciso planejar minha rotina para garantir tranquilidade e qualidade de vida. Além de me dedicar à educação das crianças, aprecio boas leituras de textos educacionais, literários ou poéticos e gosto muito de ir ao cinema ou a eventos culturais relacionados à dança e ao teatro.
Desejo que o nosso trabalho seja feito com algum amor e certa alegria, mesmo quando estivermos muito cansados. Que o nosso senso crítico seja utilizado de forma construtiva, para nós e para os outros, e não para apontar erros com dedos tortos e pontudos como garras de abutres. Que os nossos equívocos sejam corrigidos na medida do possível, quando constatados, ainda que isso nos custe ainda mais tempo, esforço e empenho. Que sejamos capazes de pensar antes de proferir as palavras, lançar as flechas e alargar as oportunidades. Que sejamos capazes de arcar com as consequências dos nossos atos – não só os ruins: principalmente os bons. Lutemos contra a morte da luz! É tudo o que peço para nós e para mim. Acredito que em Educação, enquanto não desistirmos, ainda há esperança.

55 respostas para Profª Meily Cassemiro Santos…

  1. Regina disse:

    É isso mesmo, minha querida, sempre deve haver esperança… aquela que incomoda e nos move. Você é uma parte da minha esperança na educação.
    Parabéns por suas conquistas Sucesso e que Deus a abençoe.
    Regina

    • A educação é tecida de incentivos, Regina!!!
      Reconhecer e admirar isso no outro é para quem tem “olhos de dentro”, pois vê com o coração.
      Obrigada por sempre me presentear com palavras amigas!!!
      Beijos e sorrisos! =)

  2. Adorei seu blog e a esperança que deposita na educação do nosso país!! Sou professora de escola pública, portanto rodeada de reclamações, protestos e falta de esperança que toma conta do nosso meio educacional. Fiquei feliz em conhecer seu blog e muito animada pra continuar… Sou aluna do polo da USP de Bauru no curso de ética, acredito que teremos cada vez mais motivações para o nosso trabalho árduo de ensinar nos dias de hoje competindo com todos os recursos disponíveis na sociedade.
    Abraços e sucesso

  3. Olá, Edilaine! Eu entendo o seu ponto de vista sobre a escola pública, pois também vivencio esta realidade. Que bom encontrar mais uma educadora que tem esperança e vontade de fazer a diferença!!! Bons estudos… boas reflexões… e boas ações!!! Visite-me sempre que puder ou quiser. Beijos da Meily!!! =)

  4. Lucyellen Ferraz disse:

    Oie Tia Meily adorei seu blog.Sempre que eu puder entro para ver novidades. BJSS

  5. João Pedro Mathias de Souza disse:

    Oi Tia Meily, deixo um pouco da música Cativar pelo seu blog
    “Uma palavra tão linda já
    Quase esquecida me faz recordar
    Contendo sete letrinhas e
    Todas juntinhas se ler cativar

    Cativar é amar
    É também carregar
    Um pouquinho da dor
    Que alguém tem que levar”.
    Bjs e até o Colégio.

    • Olá, João Pedro! Que bom receber a sua visita no meu blog! A música “Cativar” te cativou também? “Responsável tu és pelo que cativou…” Visite-me sempre! B-jo brilhante! =)

  6. Maria Cecilia Dias de Miranda - Profa. de Sociologia - Osasco - SP disse:

    Tenho aprendido muito com suas publicações.

    • Olá, Maria Cecília! Fiquei feliz com o seu comentário! O objetivo deste blog, além de postar as aulas do curso “Ética, Valores e Cidadania na Escola” (USP/UNIVESP), também é partilhar conhecimentos. Um abraço e visite-me sempre!

  7. oi,tia meily ou eu fernando eu adorei eu site eu estou criando 1 também

  8. tia Meily eu pedi vc como amiga no faceboock etá como debora,poi está no da minha mae pf me aceita

  9. Lucyellen Ferraz disse:

    Olá,tia Meily…gostei de ver suas atualizações!Foi aqui que tem nossas fotos?Se for me fale ok?Boa Noite..beijos!

  10. enzo disse:

    oi tia Meily vou fazer um blog tambem eu adorei a mesmo sendo grande voce me encetivou a fazer um blog eu ti aviso guando tiver .coloca no youtube little evil?

  11. Lucyellen disse:

    ** 🙂 **

  12. fermamdo pedreira disse:

    hoje a festa do carmo foi muito legal, eu tenho pena de quem nao foi

    • Sim, Fernando! A nossa festa junina e apresentação da quadrilha do Projeto de Leitura “O Pequeno Príncipe” foram cativantes e especiais!!! Obrigada por ser um aviador exemplar! Beijo, com carinho! Abraços para sua mãe e sua avó! =)

  13. Joao Pedro Mathias de Souza disse:

    Ola Tia Meily ontem nossa quadrilha estava muito bonita. Minha mae ate se emocionou na musica cativar.Parabens para voce, Tia Cecilia e para o Tio Carlos Eduardo!! E tambem para os que foram nos assistir!!!!Beijos Cativantes!!!

    J.P.M.S.

    • João Pedro, nossa quadrilha só estava bonita por causa da presença de alunos como você! Seus pais devem se orgulhar do filho que têm! Amo você, Pequeno Príncipe! Um beijo cativante para você e abraços para sua família! =)

  14. andreia fernandes de souza disse:

    Nossa, fiquei impressionada com sua organização!!! Meu namorado está fazendo este curso e eu também sou professora e assisto os vídeos. Fui pesquisar sobre o conto da Clarice Lispector e achei seu blog! Parabéns!!! Quando eu crescer quero ser assim. Beijos

    • Andreia… Para mim é uma felicidade ler o seu comentário, pois só posso mesmo acreditar em Fernando Pessoa quando sabiamente escreveu: “TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA” Obrigada, de coração! Abraços para você e bons estudos para o seu namorado! Meily. =)

      • Luiz Sergio disse:

        Oi. Meily. Boa Noite. Só ví o seu blog agora, realmente está muito. Acho que não consigo nem mesmo chega perto disso, nem quando crescer.!!!!! Rsrssss…. Talvés a minha namorada a Andréia que achou o seu blog antes de mim e te escreveu consiga. Ela até te achou e eu não. Parabéns !!!!
        Luiz Sergio de Andrade – EVC – USP Leste – 2

      • Olá, Luiz Sérgio! O curso EVC nos proporcionou muito aprendizado, ampliando nosso conhecimento como educadores e como seres humanos. Agradeço o contato de sua namorada Andréia e agora o seu também. Vamos nos dedicar ao benefício da dúvida (TCC) com pesquisas e boas leituras! Abraços para vocês! Meily (Polo Lorena). =)

  15. Luiz Sergio disse:

    Oi… Desculpe. O teclado está ruim é “chegar”. Rsrsssss….

  16. ROSEANE SOUZA disse:

    ola Meily,sou professora e gostei muito do seu blog, gostaria de pedir a vc se possível as vídeos aulas que vc mensiona nas discursivas que vc fala.Fui convidada a ministrar cursos para formação continuada em educação especial e achei muito rico esse material que usou. Meu nome é Roseane, moro em Guarapari no Espírito santo
    meu email roseane_htaa@hotmail.com
    Agradeço desde já, fica com Deus.
    Att.
    Roseane

    • Olá, Roseane! Obrigada por visitar o meu blog! As vídeo-aulas estão disponíveis para os alunos do curso EVC-USP/UNIVESP.
      Tenho alguns salvos. Diga-me qual você deseja assistir que envio por e-mail, ok? Um abraço e boa sorte! Meily. =)

  17. João Pedro Mathias de Souza disse:

    Tia Meily volta logo. Estamos com muitas saudades de você! Das suas tarefas, das suas explicações, da sua presença, você faz muita falta! Te adoro!! Beijos Cativantes!!!

    Seu aluno João Pedro Mathias de Souza

    • Querido João Pedro Mathias…
      Eu também senti muita falta de todos vocês nesta semana que fiquei doente.
      Estou voltando hoje para os meus alunos inteligentes e amados dos 5ºs ANOS do Colégio do Carmo!!!
      Amo vocês e vamos estudar!!!
      B-jos cativantes e coloridos!
      Profª Meily. =)

  18. João Pedro Mathias de Souza disse:

    Tia Meily, Parabéns pelo seu aniversário!.
    Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para todos nós.
    Deus guie seus passos, todos os dias da sua vida!.
    Parabéns por hoje, mas felicidade sempre.
    Beijos no seu coração!.
    João Pedro M.S. e Família

  19. Walnea disse:

    Primeiro quero parabeniza-la pelo blog, Muito interessante .Depois, gostaria de saber quem é o autor da segunda imagem colocada abaixo da video -aula 25 ( o menino lendo com uma cartola em forma de castelo com vários caminhos)? Por favor, entre em contato para responder.Gostaria da autorização para colocar em um convite de feira do livro escolar, juntamente com os devidos créditos autorais. Obrigada.

  20. Maria Eduarda Kalil disse:

    Oi Tia Meily, entrei de férias e já estou com saudades!!
    O projeto de leitura do Pequeno Príncipe foi lindo!
    Parabéns!!!!!
    Beijos!!

    • Maria Eduarda Kalil disse:

      A tia quase me esqueci!Amei o seu blog!!!!kkkk

      • Maria Eduarda querida!!! As férias nem começaram direito e eu também já sinto saudade da minha aluna participativa e inteligente lá na escola. Aproveite para descansar e se preparar para o 6º ano!!! Eu também AMEI trabalhar o Projeto do livro “O Pequeno Príncipe” com vc e seus amigos!!! Visite mais vezes o meu blog. Será sempre bem-vinda! B-joca cativante e um ABRAÇÃO!!! =)

  21. Renan Andrade de Almeida Ferraz disse:

    tia meily adorei seu blog

  22. Renan Andrade de Almeida Ferraz disse:

    oi…Desculpa nao prestei atenção seria ” Meily”

  23. Ana Luísa Nascimento Rodrigues disse:

    Adorei seu blog Tia
    Meily

  24. Ana Luísa Nascimento Rodrigues disse:

    Um ótimo blog sobre Ética,Valores e Cidadania na escola

  25. Mayara Silva Luperni disse:

    Tia amei seu blog ,vou vir quando eu puder!!!

  26. João Luiz Alvarenga Da Silva disse:

    Olá tia Meily

  27. João Luiz Alvarenga Da Silva disse:

    Adorei seu blog

  28. Luisa Amato disse:

    Querida tia Meily, blog lindo, parabéns, que você continue muito dedicada!!! Beijos Luisa!!!

  29. Ana Luísa. disse:

    Saudades,Tia Meily.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s